segunda-feira, 19 de dezembro de 2011




"Educar em tempos difíceis requer militância, engajamento, amorosidade. Pressupõe manter viva a chama da utopia, necessária para a construção de um outro mundo possível."   
                                                                                         João Beauclair

Obrigada crianças do nível III 2011 por me dar a oportunidade de aprender com vocês!
Um abraço!



A importância de se trabalhar com projetos


O trabalho com projetos possibilita a integração das áreas do conhecimento evitando a fragmentação. Propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos científicos. Permite um trabalho amplo e flexível aumentando significativamente o repertório infantil o que possibilita a construção de novos conhecimentos. Gera possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada.


Projetos 2011 trabalhados com o nível III

Metamorfose da borboleta: um projeto que despertou o espírito científico em cada criança aguçando a curiosidade e o prazer de apreciar a transformação de um animal (lagarta do grupo de insetos Lepidópteros) que vive rastejando e preso aos galhos e folhas das árvores, feia e sem nenhum atrativo a se transformar em uma bela, colorida e iluminada borboleta... Um animal que desperta felicidade e alegria nas pessoas. Que chama atenção por suas cores, por seu vôo gracioso...


Confira essa prazerosa experiência


Educação no Trânsito: este projeto teve como objetivo desenvolver os valores essenciais a uma boa convivência no trânsito por meio da educação. Abordar o respeito mutuo entre as pessoas, atingindo não somente as crianças do nível III mas a comunidade escolar.


Confira nosso trabalho

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto de Artes: Isaac de Oliveira





UM POUCO SOBRE ISAAC DE OLIVEIRA
NASCIDO EM 1953, EM ILHÉUS, NA BAHIA, O ARTISTA ISAAC DE OLIVEIRA JÁ SE FASCINAVA PELOS TRAÇOS DA ARTE DESDE OS QUATRO ANOS DE IDADE, PORÉM SÓ PASSOU A PINTAR AOS DOZE ANOS, ÉPOCA EM QUE FEZ UMA EXPOSIÇÃO MOSTRANDO TEMAS INFANTIS.
FEZ UM CURSO TÉCNICO NA ESCOLA CAMPINAS DE BELAS ARTES, EM SÃO PAULO, ONDE SE INSTALOU PARA APRIMORAR SUA TÉCNICA E POR LÁ VIVEU DEZESSETE ANOS, ANTES DE MUDAR-SE PARA MATO GROSSO DO SUL, ESTADO ONDE ESCOLHEU PARA RESIDIR A TRINTA ANOS.
O ARTISTA SE ENCANTOU PELAS CORES E VIVACIDADE DA REGIÃO DO PANTANAL E DESDE QUE PASSOU A MORAR AQUI ELE EXPRESSA SUA ARTE ATRAVÉS DAS CORES E INSPIRAÇÕES QUE ENCONTRA NA BELEZA DA FAUNA E FLORA PANTANEIRA. EM SUAS OBRAS PODEMOS OBSERVAR E DELINEAR A BASE DOS TEMAS QUE ELE UTILIZA, COMO: PÁSSAROS, PEIXES, FLORES, IPÊS OU DESENHOS ABSTRATOS. DESENVOLVEU DIVERSOS MONUMENTOS PARA O GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL, ENTRE ELES OS TOTENS PARA A INAUGURAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO PARAGUAI, MEDINDO 15 METROS DE ALTURA, ABORDANDO MOTIVOS DO PANTANAL E O PROJETO DO RECEPTIVO DO AEROPORTO DE BONITO.
HOJE ESTÁ INSCRITO NO VOLUME II DO CATÁLOGO “ARTE NO BRASIL” DE JÚLIO LOUZADA E NO LIVRO “ARTES PLÁSTICAS EM MATO GROSSO DO SUL” DE MARIA DA GLÓRIA, IDARA DUNCAN E YARA PENTEADO, ORGULHANDO OS SUL-MATO-GROSSENSES!


MÃOS A OBRA!!!!





Aventais e Dedoches